Bolo de Limão Com Cobertura de Baba de Moça

Hoje estou  postando esse bolo como sugestão para o Café da Manhã do Dia Das Mães.
Experimenta fazer, pois além de muito fácil, dissolve na boca. Eu me arriscaria em dizer que é...Suave como Amor de Mãe!
Ao longo da próxima semana irei postando outras receitinhas bem saborosas e fáceis de fazer, tá bom?
Bem, vamos a receita!



Ingredientes
200g de manteiga ou margarina ( fiz com manteiga)
01 e 1/2 xícara de chá de açúcar
03 ovos inteiros
02 xícaras de chá de farinha de trigo
1/4 de xícara de chá de água
Suco de 01 limão médio ou suco de 02 pequenos (misturar com a água da receita)
01 colher de sopa rasa  de fermento em pó

Modo de Fazer a Massa
Untar e enfarinhar uma forma redonda de buraco no centro com 24 cm de diâmetro. Bater a manteiga com o açúcar até ficar bem cremosa esbranquiçada. Adicionar 01 ovo de vez, até terminar. Colocar a farinha de trigo aos poucos, alternando com o suco de limão misturado com a água. acrescentar o fermento em pó e dar uma leve batida, só para incorporar o fermento. Colocar a massa na forma e levar para assar em forno 180ºC até começar a dourar. Em torno de 50 a 60 minutos. Na dúvida, Faça o teste do palito.


Calda de Baba de Moça
1/2 xícara de chá água
01 xícara de chá de açúcar
02 gemas de ovo sem pele
03 colheres de sopa de leite de coco
02 gotas de baunilha


Modo de Fazer a calda de Baba de moça
Colocar a água e o açúcar na panela. Levar ao fogo e deixar por 8 minutos. SEM MEXER. Vai formar uma calda de fio médio. é esse o ponto. Retirar do fogo e deixar esfriar por 01 minuto. Enquanto isso: Misturar as gemas peneiradas, baunilha e o leite de coco e juntar, mexendo rapidamente com a calda. Levar ao fogo novamente mexendo sempre até começar a ferver. Está pronta. Desenformar o bolo e espalhar a calda sobre ele. Ou, colocar a calda em uma compoteira ao lado do bolo para ser servida a gosto.


Como tirar a  pele da gema de ovo
Pegar as gemas e colocar em uma peneirinha com uma vasilha em baixo.  Furar a película da gema para cair o liquido e a pele ficar na peneirinha. Toda essa explicação é para quem não sabe separar gema da pele. É o que deixa um cheiro desagradável de ovo em receitas que levam gemas. Eu sei que a grande maioria de vocês, sabem como fazer isso! Rsrsrs.
Bjinhos meus queridos. Tenham todos um fim de semana Divino!!!
Re

Comentários

  1. Que lindo ficou este bolinho, acompanahdo por uma boa caneca de chá ia saber-me mesmo bem agora ;)
    Beijinho e um ótimo final de semana.

    ResponderExcluir
  2. Minha querida amiga este bolinho ficou 5* fiquei encantada com ele e levo comigo esta receitinha, pois o aspecto é maravilhoso!

    beijinhos grandes e bom fim de semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Regina, que delícia esse bolo e o seu blog, amei e já virei seguidora. Beijinhos e um ótimo fds! Nane www.vovoqueensinou.blogspot.com

      Excluir
  3. Oi!
    adorei a receita do bolo.
    e a baba de moça é novidade para mim.achei mto interessante.

    sabe q eu fiz uma torta salgada alguns dias atras e gosto de ovo ficou tao forte, q quase estragou a torta.

    ResponderExcluir
  4. Uma ótima receita, bolo de limão já é gostoso sozinho com baba de moça então deve ser muito bom.
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi Regina!!! Esse bolo deve ter ficado uma delícia! Está com uma aparência ótima. Suas receitas são muito saborosas, já vou te seguir...

    Um abraço, Fabiana.
    www.sabornoprato.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá Regina, que bela sugestão para o dia das mães, ficou lindo seu bolo e fofinho, adorei.
    Bjs e Boa Tarde

    ResponderExcluir
  7. Que delícia! Bolo amanteigadinho, com o sabor do limão e ainda "coroado" pela baba de moça? vou resumir: tô levando a receita, rsrs.

    Beijo e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  8. Olá Regina: que sugestão tão "fofinha" para o dia da mãe. Maravilha!! Já levei a receita para experimentar.
    Bjs
    Márcia

    ResponderExcluir
  9. Regina,

    Esse bolo remeteu-me ao interior de Minas na casa de meus bisavós.
    É delicioso esse preparo que vc fez tão bem!
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Regina que bolo mas rico. Veo que has cambiado la imagen del blog. Me encanta. Un besote

    ResponderExcluir
  11. Que delícia de bolo Regina!
    Bela sugestão para um dia tão especial!
    Dia desses meu filho mais velho estava me pedindo pra fazer baba de moça.
    Agora já sei mais uma forma de servi-la.
    Grande beijo moça iluminada, um lindo e abençoado final de semana!

    ResponderExcluir
  12. MINHA AMIGA,
    ESTE BOLO FICOU BOM DEMAIS, A FOTO ESTÁ DE BABAR!

    TENHA UM ÓTIMO FINAL DE SEMANA!
    BJS ♥

    ResponderExcluir
  13. Minha querida florzinha de maracujá doce bem docinho hehehe
    Amei essa receita, tenho loucura em aprender fazer baba de moça, porém não faço nem idéia como é calda de fio médio, eu não manjo dessa caldas de ponto de bala, ponto de não sei o que, não sei o que lá, mas queria tanto fazer esse bolo!!! E agora, como faço com esse dilema na minha vida hehehe. Bjocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Josynha minha querida amiga, te explico com o maior prazer.
      Olha, Para essa calda 08 minutos em fogão que usamos em nossas casas, fica fio médio. É o tempo certinho de fio médio.
      Mas vou te mandar um e-mail amanhã pela manhã. OK?
      Com receita de Baba de moça. Porque essa é uma calda, tá?
      Vc vai amar!
      (Fogão industrial o tempo é outro)
      Bjinho

      Excluir
  14. Estamos mesmo em sintonia. Eu estou aqui pensando em fazer um café da manhã especial para a minha mãe, e vem vc com essa ideia super apetitosa
    bjos

    ResponderExcluir
  15. Querida Regina,
    É tão ótimo passar por aqui... Sempre me surpreendo com uma receita mais DELICIOSA que a outra... Esse bolo ficou com um aspecto nota mil... Ai que vontade que dá...
    Grande beijo, Irene

    ResponderExcluir
  16. Regina, fiquei maravilhada com esta receita. Parece deliciosa, esta cobertura deve ser muito saborosa.
    Uma ótima sugestão.
    Um beijo e um ótimo final de semana.

    ResponderExcluir
  17. Hummm, das sieht sehr lecker aus ;o)), am liebsten würde ich mir eine Portion wegnehmen ;o))
    Liebe Grüße
    Irène

    ResponderExcluir
  18. Regina, nunca fiz essa calda de baba de moça, parece deliciosa... acho que o azedinho do limão "quebra" um pouco o doce e deve ficar perfeito...Vou testar ainda...bjinhos!!!

    ResponderExcluir
  19. Ola.Sou a Dona do Debby Receitas, e queria saber se você aceita parceria?
    http://www.debbyreceitas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  20. Olá Re!
    SAudades de você!
    Ando meio sumida né?!
    Estou muito ocupada com as coisas do casamento e a cabeça anda nas nuvens, hehehe!
    Quando tudo passar apareço mais vezes no blog e aqui no seu cantinho!
    Beijão ;**

    ResponderExcluir
  21. Delícia de bolo Regina!!, mistura intrigante, limão com baba-de-moça.
    Bjs
    Maura

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. Oi Rê! ADORO Baba de Moça!!! Me lembra um hotel em que trabalhei!!! Eu literalmente, babava! rsrs
    Com um bolo de limão... deve ser maravilhoso! Vou testar quando puder...
    Aliás... quase infartei com essa fato deliciosa, suculenta de bolo de frutas vermelhas... Assim você me mata do coração...rsrs
    Beijinhos! Um ótimo e doce final de semana!

    Pri - Cheff Incasa

    ResponderExcluir
  24. MUITO BOAS AS RECEITAS E SUGESTÕES. SOU ESTUDANTE DE NUTRIÇÃO E FAÇO BOLOS COMO FORMA DE OBTER UMA RENDA EXTRA E TEM MUITAS COISAS QUE GOSTEI NESSE BLOG. ÓTIMO TER QUEM COMPATILHE... PARABÉNS!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas