Geleia De Cajá-Manga Diet

Ingredientes
Polpa de 08 cajás bem lavados e descascados
1/2 xícara de chá de água
125g de sucralose (01 saquinho)
01 colher de café de suco de limão


Modo de Fazer
Colocar a polpa de cajá no liquidificador e bater com a água da receita, mas não triture muito para ficar com pedacinhos. Caso não goste, bata bem. Retire os fiapos que ficou do espinho (caroço) e leve ao fogo baixo mexendo sempre até começar a ficar cremosa. Ao passar a colher no fundo da panela faz um caminho que logo se fecha. Está no ponto de geleia. 

Dia desses um tio bem querido me deu muitos cajás. Como todos os anos!!! rsrsrs. Ele sabe que eu adoro essa fruta. São cajás grandes e aromáticos. Aí conversando com a filha dele, a Marcinha, ela me perguntou se eu já havia feito geleia. Achei engraçado e disse que não. Disse ela: você não sabe o que está perdendo!
Fui correndo para a cozinha para testar, lógico!!!!kkk
Que surpresa agradável, é deliciosa! 

Não me restou outra alternativa...trazer para vocês.
Meus amores, para vocês que ainda não conhecem essa fruta ela tem um sabor bem exótico e muito saborosa!


Falando um pouquinho da fruta.
A árvore do cajá-manga pode atingir até 15 metros de altura. O fruto tem formato cilíndrico, com 6 a 10 cm de comprimento, 5 a 9 cm de diâmetro, podendo pesar até 380g.  
É um fruto de casca lisa e fina, que possui coloração amarelo brilhante, muito aromático e de polpa suculenta, de sabor agridoce e ácido quando maduro, com endocarpo revestido de espinhos (macios) irregulares. É uma fruta rica em fibras. É muito utilizada no preparo de sucos, geleias, licores e sorvetes. Ela é originária do Arquipélago da Sociedade, na Oceania e também muito encontrada em todo território brasileiro

Sugestão:
Para fazer a versão de geleia comum, substituir a sucralose por 01 e 1/2 xícara de chá de  açúcar e preparar  utilizando o mesmo processo. Ok?

Fonte: Pesquisei no Wikipédia
Um beijinho bem saboroso para todos vocês.
Re

Comentários

  1. humm deve ser mesmo mt bom aqui nunca vi mas gostei mt da cor bjs

    ResponderExcluir
  2. Eu adoooro cajá. ótima sugestão. Beijão!!!

    ResponderExcluir
  3. REGINA MINHA QUERIDA,
    CAJÁ MANGA É TUDO DE BOM E ESSA GELEIA DEVE SER MELHOR AINDA, ÓTIMA SUGESTÃO, DELÍCIA!!!

    ResponderExcluir
  4. Nunca provei a fruta, por aqui nunca vi, mas a geleia está me parecendo deliciosa.
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Nunca nem tinha passado os olhos nessa fruta,rss. Tem muitas frutas que só ouvi falar, sei o nome mas não sei como são rss.
    Bjos

    ResponderExcluir
  6. Essa geléia ficou com uma textura fenomenal!Nossa,fiquei aguada, isso deve ser boooom demais...
    Bom retorno viu queridoca, seu sorriso fez falta por aqui e suas receitinhas idem...beijão diet pra vc (é pq pelo visto andou chutando o balde nessas férias rsrsrsr!)

    ResponderExcluir
  7. Querida Regina: o que eu aprendo aqui. Nunca ouvi falar desse fruto,mas imagino que seja maravilhoso e diferente.Fiquei tão curiosa com o nome que vim logo correndo ( curiosidade é terrível,kkk).
    Bjs
    Márcia

    ResponderExcluir
  8. Como diria a minha sogra, morrendo de velha e aprendendo...rsrs
    Não conhecia essa fruta Regina, mas pelo aspecto da geléia fiquei muito curiosa em conhecer!
    Ficou muito linda!
    Pelo que vejo você voltou inspirada das férias!
    Bom tê-la de volta minha amiga!
    Grande beijo, linda quinta-feira!

    ResponderExcluir
  9. Querida Regina,
    Eu adoro passar por aqui... Sempre uma receita +++ DELICIOSA que a outra... Fiquei com água na boca só de olhar para essa geléia MARAVILHOSA!!! AMEI!!!
    Grande beijo, Irene

    ResponderExcluir
  10. Que delícia,eu nunca comi cajá fiquei curiosa beijos

    ResponderExcluir
  11. Ah Regina, muito bacana essa opção!
    Tem tanto na região onde moro que o melhor que posso fazer é fazer.rsrsr

    Conheci o cajá-manga e também a fruta-pão nas mesmas férias passadas nas praias de Nova Almeida, ES. Eu era criança, mora em BH. Todos os dias pegava umas moedinhas para comprar doce de cocada preta na padaria. Fruta-pão comia-se com melado de rapadura e cajá-manga virava suco bem gelado ou picolé. Como fui lembrar disso?

    Beijos minha amiga.

    ResponderExcluir
  12. Minha querida amiga eu sou doida por doces caseiro e este seu ficou com uma textura perfeita, deve ser uma verdadeira delicia, adorei!

    beijinhos grandes e cuide de si amiga!

    ResponderExcluir
  13. Não conheço essa fruta mas parece deliciosa!

    ResponderExcluir
  14. Não conheço cajá, mas pelo aspecto deve ser uma maravilha.
    Bjs

    ResponderExcluir
  15. Humm!!Aqui em casa tinha um pé enorme de cajá.Eu gosto muito.Adorei a receita..Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Regina querida,
      Que bom vê-la de volta.
      Essa fruta é muito comum em Fortaleza, onde nasci.Mas aqui em Brasília, onde moro, já não vejo com tanta frequência.
      A geleia deve ser ótima.
      Bj,
      Lylia

      Excluir
  16. Rê querida, já tomei suco de cajá e gostei...sua geléia ficou muito tentadora, deve ter ficado muito gostosa.
    Bom que está de volta...descansou muito!
    Bjuss!!!

    ResponderExcluir
  17. Re minha flor de maracujá doce, que bom ter vc de volta. Sabe que nunca vi nem proveia essa fruta, mas pela cor e consistência dessa geléia acredito que ficou muito bom; Bjoquitas

    ResponderExcluir
  18. Bah Guria,
    Desculpe-me a ignorância do cajá-manga
    Vou pesquisar e ver se temos cá no Sul
    Aliás,Manga temos sim, inclusive no quintal cá de casa, But ...
    de qual espécies serão?
    temos 2 árvores
    Muiiiito grata por teu comentário no artesanato&cozinha.
    Bj♥sss em teu ♥

    ResponderExcluir
  19. I'm very pleased to uncover this website. I need to to thank you for ones time for this particularly wonderful read!! I definitely loved every little bit of it and I have you book-marked to see new things in your website.
    Feel free to visit my webpage :: blackops 2

    ResponderExcluir
  20. Ma ajudem qual fruta teria o gosto mais próximo da caja-manga?

    ResponderExcluir
  21. Ma ajudem qual fruta teria o gosto mais próximo da caja-manga?

    ResponderExcluir
  22. Olá Thais, boa tarde!
    Menina que pergunta difícil essa!
    Talvez, damasco doce...mas, n sei bem!
    Bjos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas